sábado, 14 de janeiro de 2012

INSTITUTO JESUS MARIA JOSÉ– Cem anos em terras de Vera Cruz

Há 100 anos – no princípio de janeiro de 1912 –, dado o ambiente anti-religioso criado pelas leis republicanas, um grupo de Irmãs do Instituto Jesus Maria José embarcava para o Brasil, com a anuência e a bênção da sua fundadora, Madre Rita Amada de Jesus, que viria a falecer um ano mais tarde, em 6 de Janeiro de 1913, quando um segundo grupo por ela enviado, poucos dias antes, para terras de Vera Cruz vogava já em pleno Atlântico, e a quem ela pedira fidelidade na sua vocação religiosa.

No dia 8 de Janeiro de 2012, 99 anos após o sepultamento da Beata Rita Amada de Jesus, em Ribafeita, Viseu, abriram-se naquela freguesia as comemorações do Centenário da sua morte, ali ocorrida em 6 de janeiro de 1913, dia em que a Igreja celebrava a Epifania ou a Manifestação do Senhor.
A Eucaristia foi presidida pelo Sr. Padre Amadeu, pároco de Ribafeita, tendo como concelebrante o Sr. Padre Benjamim, vindo de Ovar, Capelão Militar na base de Maceda e reconhecido simpatizante do carisma e espiritualidade de Beata Rita Amada de Jesus e grande amigo da sua Obra. 


Na Casa Provincial, em Ovar, teve lugar, na noite de 10 de janeiro, uma celebração promovida pela Família Jesus Maria José, em que participaram o Pároco, a comunidade religiosa e diversos paroquianos.
Foi agendada para 14 de janeiro uma visita do Sr. Bispo Auxiliar do Porto D. Pio Alves de Sousa a esta comunidade,  a fim de inaugurar as novas instalações da Casa e do Centro Social, bem como a sua Capela,  com a celebração da Eucaristia, às 11 horas, associando-se ao início das comemorações do Centenário da morte da Beata Rita e da implantação do Instituto Jesus Maria José no Brasil.
                                                                        (Fotos e texto do Blogue da Paróquia de Ovar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário