António Mendes Pinto
Nasceu no Porto, em 1944 e reside em Ovar desde 1971.
Na década de 1960, em S. João da Madeira militou na Acção Católica (JOC) e a partir de 1973 ingressou na Ordem Franciscana Secular (OFS) de Ovar.
Autodidacta em Desenho, Composição e Montagem por métodos manuais, tem complementado esta sua vocação com a da escrita, nomeadamente em jornais, sobre a área da Religião e Cultura.
Tem dois Cursos de Desenho de Construção Civil, um Militar tirado na Escola Prática de Engenharia de Tancos, e outro por Correspondência em Lisboa, o Curso Bergman.
Desde 1999 tem apresentado vários trabalhos de Grafismo, em Exposições Temáticas:
1999-“Ovar nos Princípios dos Anos 40” e “Fotos e Hagiografia dos Santos da Procissão dos Terceiros”, no Espaço Aberto (Santa Casa da Misericórdia). 2000-“A vinda do primeiro Papa a Fátima”, também no Espaço Aberto. 2002-“S. Cristóvão e o Rio Cáster”, “Fotocomposições da Procissão dos Terceiros” e “Mês das Almas”, (Fotocomposições dos Painéis de Azulejo do Cemitério de Ovar), na Igreja Matriz. 2003-“Reflexos de Ovar” (MiniVitrais), na Junta de Freguesia,- Fotocomposições “Os Altares da Igreja Matriz” e “Ano Internacional da Água Doce”, na Igreja Matriz. 2004-Fotocomposições “Procissão dos Terceiros” e “Do Néctar ao Mel” (dedicada ao Coro Infantil e Juvenil S. Cristóvão), na Igreja Matriz. 2006- Compôs e montou a Exposição “Vida e Obra de Madre Rita”, na Igreja Matriz. 2008- Exposição “Aves na Ria de Aveiro” com edição do Livro com o mesmo nome, na Junta de Freguesia. Em 2009 compôs e montou a Exposição “João Semana a Caminho do Centenário”. Em Março de 2010 participou na Exposição “Quaresma em Ovar: Património e Tradições” na Biblioteca Municipal de Ovar apresentando oito painéis e estampas dedicados a esta temática.
A última Exposição que executou foi “OVAR em foco” na Galeria do Centro de Arte de 10 a 25 de Setembro de 2010.
2005- Escreveu e executou graficamente a publicação, “Um outro olhar para Maria”.
Nestes últimos quatro anos executou vários livros temáticos, sendo o último “A Pesca no Furadouro 1800-1955”, de José Oliveira Neves.
Autor do Painel “Passos de Ovar” que esteve patente durante alguns anos na Capela do Passo do Horto.
Vocacionado para o apostolado, tem participado em várias actividades de Igreja. Desde o Jubileu 2000 tem-se dedicado à criação de painéis e cartazes para a liturgia e catequese.