quinta-feira, 31 de maio de 2012

A Palestra de D. Carolina Abreu, Membro da Família Portuguesa Jesus Maria José


Só se ama verdadeiramente o que se conhece em profundidade.
                               
Para ser membro da Família Jesus Maria José de Leigos, implica conhecer o Instituto Jesus Maria José, a sua obra, a pessoa da sua Fundadora - Beata Rita Amada de Jesus, o seu Carisma e a sua Espiritualidade. Este conhecimento leva a uma tomada de consciência e a um apaixonar-se pelos ideais desse mesmo Instituto.

Foi o que aconteceu comigo. Conheço há cerca de 30 anos o Instituto, e a minha proximidade com as irmãs aconteceu pela ação evangelizadora que desenvolviam na minha comunidade paroquial, pelo acolhimento que sempre encontrei naquela casa por onde passaram tantas irmãs que marcaram a minha vida, a minha formação e a minha caminhada.

Com as Irmãs aprendi a importância da Evangelização, e foi também com elas que dei os primeiros passos na formação catequética de tantas pessoas, em diferentes lugares da nossa diocese.
Desta proximidade nasceu o desejo de conhecer a fundadora desta obra que se estendia já em vários países do mundo e que me seduzia.

Há muito que me sentia apaixonada pela Evangelização e depois de ler a autobiografia da Beata Rita percebi que essa evangelização passava muito pela Família e pela defesa de muitos valores que se têm vindo a perder, como o respeito pelos outros e por si próprio, pela vivência dos sacramentos, alimento essencial para quem é chamado a anunciar o Evangelho da Conversão, pelo que me identifiquei ainda mais com o Instituto e com a sua espiritualidade.

Quando estamos apaixonados, essa paixão transmite-se, entusiasma os outros e leva-os a querer também perceber o que é que nos move e o porquê do nosso empenho e entusiasmo. Foi desta forma que eu acho que a Família Jesus Maria José foi começando a crescer.
A Beata Rita é para mim um modelo e por isso, muitas vezes a menciono e aponto nos meus trabalhos e nas atividades evangelizadoras a que sou muitas vezes chamada.

Quando se existe como família, começa a sentir-se a necessidade de nos encontrarmos. Primeiramente, percebemos que era importante juntarmo-nos para rezar. Nesses momentos de oração fomos incluindo pequenos trechos da Autobiografia da Beata Rita e das Constituições do Instituto, conforme nos vinha proposto do Brasil, e fomos colocando à Beata Rita as nossas preocupações, os nossos anseios, e a nossa vida.

Fomos assim formando uma família. Uma família que partilhava e vivia as alegrias, as tristezas e as expectativas dos seus membros, e que os punha em comum, para que se entreajudassem.

Mais tarde, entendemos que deveríamos ler o projecto do Directório da Família Jesus Maria José de Leigos para sabermos quais as regras, deveres e obrigações dos seus membros, e fizemo-lo em fases, analisando-o e apreciando as sugestões de alteração que foram propostas no I Encontro de Leigos, no Brasil.

Desta forma, fomo-nos sentindo mais família, comungando os mesmos ideais de Beata Rita, cuja autobiografia já tínhamos tido oportunidade de ler e de ir aprofundando nalgumas partes que nos pareceram mais importantes, e fomos crescendo em número e na espiritualidade da Família de Nazaré…

Decidimos no ano passado conhecer os caminhos que Beata Rira percorreu. Foi muito importante para percebermos bem a sua coragem, a sua fé e perseverança, andando de terra em terra para levar o Evangelho da conversão aos seus irmãos, e viemos de lá mais fortes e com mais vontade de comungar os seus ideais.

Desta forma, fomos conhecendo mais e melhor não só o Instituto, bem como os ideais da sua fundadora e fomos sentindo como era importante juntarmo-nos para saber cada vez mais, tendo começado a refletir sobre o seu testamento espiritual.
E é conhecendo que se vai amando e se vai crescendo nesta busca de levar a espiritualidade da família de Nazaré às famílias da nossa comunidade.

Fizemos então a distribuição de 3 Sagradas Famílias que percorrem alguns lares da nossa cidade, onde têm sido bem acolhidas e sentimos já a necessidade de integrar mais uma, uma vez que o número de famílias que a estão a receber tem vindo a aumentar. Percebemos que a Família tem ânsia de beber nos ideais da Sagrada Família de Nazaré.

Estamos unidos ao Instituto nas suas datas mais importantes e temos colaborado na dinamização de diversas atividades, procurando chegar às famílias através das crianças, adolescentes e jovens da catequese, com PowerPoint e dramatizações, bem como na participação e divulgação de outros eventos abertos a toda a comunidade.

É nesta comunhão de vida que procuramos estar, para podermos ser fiéis ao compromisso que assumimos de divulgar e fazer crescer esta Família, os seus valores e os seus ideais.

Veio o Natal, e, atentos às dificuldades de algumas famílias estivemos presentes com a oferta de seis cabazes, em nome da FJMJ de Leigos.
E mantemo-nos atentos às necessidades daqueles que nos rodeiam, rezando por eles, pedindo a intercessão da Beata Rita e ajudando naquilo que é mais necessário.
Estas verbas que conseguimos amealhar são resultantes das ofertas que os membros da família vão fazendo ao longo do ano, em liberdade, cada vez que nos encontramos todos os meses, e são aplicadas com o conhecimento e a anuência de todos os seus membros.

Uma família sofre quando os seus membros sofrem, alegra-se com as suas alegrias, vive as suas dificuldades e exulta com todas as coisas boas que lhe acontecem, e desta forma se vai sentindo mais unida, a sente cada vez mais sua e está presente em todos os momentos da sua vida.

Esta deverá ser a postura da família Jesus Maria José de Leigos. Respeitando e tendo sempre em conta o espaço que lhe é devido, mas unida ao Instituto e a todas as suas atividades como membros ativos, dinamizadores e divulgadores da sua Espiritualidade e do seu carisma, numa obediência plena ao que está estabelecido no Projeto de Diretório e procurando nunca interferir naquilo que não é sua função, nem objetivo.

Mas, não deixarei de dizer que tudo isto só é possível com a colaboração e empenho das irmãs, com a sua ajuda e testemunho.

Estamos aqui para colaborar, dar as mãos e continuar com coragem esta missão que nos confiaram, entregando nas mãos da Beata Rita todo o trabalho realizado e pedindo a sua proteção para tudo aquilo que são os nossos projetos e os nossos anseios para este ano em que se Comemora o Centenário da sua morte.



Só seremos dignos e merecemos ser membros desta Família Jesus Maria José se procurarmos testemunhar os ideais da fundadora do Instituto, ultrapassando as dificuldades que vão surgindo, apoiados no exemplo e coragem que a Beata Rita nos transmitiu ao longo da sua vida, lutando por aquilo em que ela sempre acreditou e que hoje também sentimos como nosso.






domingo, 15 de abril de 2012

domingo, 11 de março de 2012

As Comemorações do Centenário da Morte de Beata Rita Amada de Jesus em Lustosa e Seganhos-Viseu

No passado dia 26 de Fevereiro de 2012 as Freguesias de Lustosa e Seganhos viveram intensamente as Comemorações do Centenário da Morte de Beata Rita Amada de Jesus. Fez parte desta Comemoração uma Peregrinação em Procissão com o andor da Beata Rita que saiu da Capela de Lustosa para a de Seganhos, tendo sido lido um poema feito por um paroquiano da Comunidade de Lustosa, em acção de graças em agradecimento pela presença da imagem da Beata Rita durante o mês de Fevereiro. (Fotos enviadas por Irmã Marisa Xavier)









segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PROCISSÕES QUARESMAIS 2012 - PROGRAMA


Um Cartaz, que por solicitação do Ministro da Ordem Franciscana Secular de Ovar, executei. Apesar de não ter sido aprovado pela Autarquia, faço aqui uso dele, para começar a divulgar esta tão antiga tradição religiosa em Ovar.
O Cartaz mostra as Imagens de S. Francisco e Jesus Crucificado (quando no Monte Alverne S. Francisco recebe os Estigmas), um dos 14 andores que saem na Procissão dos Terceiros, e a Imagem de Nossa Senhora das Dores, que sai na Procissão do Senhor dos Passos. O fundo é a Igreja Matriz de Ovar.

António Mendes Pinto

domingo, 15 de janeiro de 2012

EM ANO DE CENTENÁRIO A IMAGEM DE BEATA RITA AMADA DE JESUS NA PROCISSÃO DOS TERCEIROS 2012


A Imagem de Beata Rita Amada de Jesus na Seiscentista Procissão dos Terceiros em Ovar
No ano da Abertura do Centenário da Morte de Beata Rita, sendo ela a Fundadora do Instituto Jesus Maria José, sediado em Ovar há 61 anos, seria interessante que a Imagem desta Beata fosse vista e levada  por Irmãs e elementos do novo Movimento de Leigos – Família Jesus Maria José, com um dístico informativo, à frente do Andor, - destacando o Centenário,  - na Procissão dos Terceiros, no dia 4 de Março, (talvez à frente do Palio, entre o Andor da Ordem-Visão de S. Francisco.
Como esta tradicional Procissão costuma ser vista por milhares de pessoas, seria uma oportunidade para divulgar o Centenário de Beata Rita. A Procissão este ano sai na véspera do Aniversário de Nascimento desta grande mulher.
Isto é apenas uma imaginação/sugestão!
                                                                           António Mendes Pinto

sábado, 14 de janeiro de 2012

AS COMEMORAÇÕES EM RIBAFEITA




INSTITUTO JESUS MARIA JOSÉ– Cem anos em terras de Vera Cruz

Há 100 anos – no princípio de janeiro de 1912 –, dado o ambiente anti-religioso criado pelas leis republicanas, um grupo de Irmãs do Instituto Jesus Maria José embarcava para o Brasil, com a anuência e a bênção da sua fundadora, Madre Rita Amada de Jesus, que viria a falecer um ano mais tarde, em 6 de Janeiro de 1913, quando um segundo grupo por ela enviado, poucos dias antes, para terras de Vera Cruz vogava já em pleno Atlântico, e a quem ela pedira fidelidade na sua vocação religiosa.

No dia 8 de Janeiro de 2012, 99 anos após o sepultamento da Beata Rita Amada de Jesus, em Ribafeita, Viseu, abriram-se naquela freguesia as comemorações do Centenário da sua morte, ali ocorrida em 6 de janeiro de 1913, dia em que a Igreja celebrava a Epifania ou a Manifestação do Senhor.
A Eucaristia foi presidida pelo Sr. Padre Amadeu, pároco de Ribafeita, tendo como concelebrante o Sr. Padre Benjamim, vindo de Ovar, Capelão Militar na base de Maceda e reconhecido simpatizante do carisma e espiritualidade de Beata Rita Amada de Jesus e grande amigo da sua Obra. 


Na Casa Provincial, em Ovar, teve lugar, na noite de 10 de janeiro, uma celebração promovida pela Família Jesus Maria José, em que participaram o Pároco, a comunidade religiosa e diversos paroquianos.
Foi agendada para 14 de janeiro uma visita do Sr. Bispo Auxiliar do Porto D. Pio Alves de Sousa a esta comunidade,  a fim de inaugurar as novas instalações da Casa e do Centro Social, bem como a sua Capela,  com a celebração da Eucaristia, às 11 horas, associando-se ao início das comemorações do Centenário da morte da Beata Rita e da implantação do Instituto Jesus Maria José no Brasil.
                                                                        (Fotos e texto do Blogue da Paróquia de Ovar)