Um dia com Beata Rita Amada de Jesus - 2010


Pretendemos que este dia seja para nós um descobrir a Beata Rita nas suas origens, nos locais com significado na sua vida, para a conhecermos melhor e sermos capazes de intuir a sua Espiritualidade e Carisma vivendo-os no nosso dia-a-dia. Pois, só assim seremos capazes de os levar ao outro. (A Equipa Organizadora do Encontro)
   
Sé Catedral de Viseu

Beata Rita quando ia à cidade de Viseu, nunca deixava de visitar a Sé para nela fazer oração. Era um lugar calmo e sereno propício para o encontro com Deus. Beata Rita, aqui procurava o seu Senhor e o seu Deus. O único que dava sentido À sua vida deixando que confirma-se nela Sua vontade e Seus desígnios de amor.







Este local, era um antigo Convento das Monjas Beneditinas onde Beata Rita procurava encontrar-se com elas, pedir-lhes orientação para a sua vida. Hoje, esta casa prolonga a missão de acolhimento de crianças e jovens em risco.



Beata Rita procurava o Seminário (Maior de Viseu) Nossa Senhora da Esperança, para  receber o Sacramento da Reconciliação. Vinha a pé, de Casalmendinho, sua terra natal, a Viseu de propósito para se confessar. Às vezes, às escondidas de seus pais e várias vezes por semanas.



Jugueiros

É uma Comunidade do Instituto onde se encontram os restos mortais da Beata Rita e uma Exposição do Espólio da Beata e do Instituto.
Anexa à residência funciona o Centro Social Jesus Maria José








Gumiei

Foi aqui que a Beata Rita fundou o Instituto, com a abertura de um Colégio para meninas pobres. Actualmente a residência não pertence ao Instituto e encontra-se inactiva.





Ribafeita

Paróquia da Beata Rita. Este espaço assume extrema importância pois encontramos a Pia Baptismal onde a Beata Rita foi baptizada.
Neste local aconteceram algumas conversões de jovens com vida menos exemplar.














Caminho de Casalmendinho à Igreja de Ribafeita

Percurso que a Beata Rita fez, de joelhos, durante nove dias, ao Sagrado Coração de Jesus.















Casalmendinho

Terra natal da Beata Rita. Podemos ver as ruínas da casa onde nasceu, da casa onde viveu, o forno onde a sua família cozia o pão e a casa onde faleceu.
              (Textos da Equipa Organizadora do Encontro)